Research

luzJoão Paulo Cruz


Habilitações académicas / Academic qualifications:

Sandra Guerreiro Dias nasceu em Beja (1981). É doutorada em Estudos Literários e História da Cultura pela Universidade de Coimbra (FLUC/CES), com tese de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sobre poesia experimental intitulada: O Corpo como Texto: Poesia, Performance e Experimentalismo nos Anos 80 em PortugalÉ licenciada em Estudos Portugueses e Mestre pré-Bolonha, com especialização em literatura portuguesa. Frequentou Cursos de Formação Avançada na Universidade de Bolonha e foi Bolseira de Investigação pelo Research Council of Norway na Faculdade de Humanidades da Universidade de Oslo, em 2009. Foi ainda Visiting Research Student no Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos, na School of Arts – Birkbeck College da Universidade de Londres. É investigadora integrada do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, do grupo de investigação: Mediação Digital e Materialidades da Literatura, colaboradora do grupo de investigação Performance & Cognição” (P&C), do Instituto de Comunicação da Nova - Universidade Nova de Lisboa,  do Grupo de Investigação “Intermedialidades”, do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, colaborando, ainda, desde 2016, com o PO.EX - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa. É membro da Red Internacional das Universidades Lectoras (RIUL). Realiza investigação em Estudos Portugueses, Estudos Literários e Interartes, Literatura Experimental, Estudos da Performance e Linguagem, Mediação Digital, Vanguardas Literárias do Séc. XX, História dos Anos 80, Pedagogia da Língua Materna, áreas nas quais tem vindo a apresentar conferências e artigos científicos, em Portugal e no estrangeiro. Entre 2008 e 2016, integrou vários coletivos de poesia, realizando performances e intervenções poéticas um pouco por todo o país. Tem publicado poesia em várias revistas literárias nacionais e internacionais e dinamizado workshops de escrita criativa em festivais e encontros literários. É poeta.

Sandra Guerreiro Dias was born in Beja (1981). She holds a PhD in Literary Studies and Cultural History by the University of Coimbra (FLUC/CES), funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), about Experimental Poetry, entitled: The Body as Text. She also has a Bachelor degree in Portuguese Studies and a Master degree (pre-Bologna) in Portuguese Literature.
She attended advanced training courses in the University of Bologna. She was also a scholarship holder at the Research Council of Norway at the Humanities Faculty of University of Oslo, in 2009. She was also Visiting Research Student at the Iberian and Latin-American Studies Department of School of Arts – Birkbeck College of the University of London. Currently, she is a Full Member Researcher at the Portuguese Literature Center of the University of Coimbra, in the research group “Digital Mediation and Materialities of Literature”, collaborates with the research group “Performance & Cognition”, at the ICNOVA - Universidade Nova de Lisboa, with the research group “Intermedialities”, at the Margarida Losa Institutite for Comparative Literature - Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, and, since 2016, with the PO.EX – Digital Portuguese Experimental Literature Archive. She is a member of the Red Internacional de Universidades Lectoras (RIUL). Main research areas: Portuguese Studies, Literary and Interart Studies, Experimental Literature, Performance and Language Studies, Digital Mediation, Literary Vanguards of the 20th century. XX, History of the 80s, Pedagogy of the Mother Tongue, areas in which he has been presenting conferences and scientific articles, in Portugal and abroad. Between 2008 and 2016, she was part of several poetry collectives, performing performances and poetic interventions all over the country. She has published poetry in several national and international literary magazines and promoted creative writing workshops at festivals and literary meetings. She is also a poet.

Áreas de Investigação / Research Areas:

Estudos Portugueses; Estudos Literários e Interartes; Literatura Experimental; Estudos da Performance e Linguagem; Mediação Digital; Vanguardas Literárias do século XX; História dos Anos 80; Didática do Português.

Portuguese Studies; Interarts and Literary Studies; Experimental Literature; Performance and Language Studies; Digital Mediation; Literary Avant-Gardes of the 20th Century; 80's History; Portuguese Language Pedagogy.


Publicações / Research Outputs:

2023: "'O corpo é um objeto inteiramente desejável: pedagogia e poesia, em Salette Tavares", Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade, 8, 113-130.

2022: "Um buraco no ovo: problemáticas da linguagem em António Aragão", Revista Translocal, 4, 86-105.

2022 - "A Performance Futurista em Santa Rita Pintor", Cadernos de Literatura Comparada, 46, 245-267.

2021 - Dias, Sandra Guerreiro, Torres, Rui, Performative poetry as program, programmed poetry as performance”, Interférences littéraires/Literaire interferenties, 25, 93-141.

2021 - Dias, Sandra Guerreiro, Ministro, Bruno (Org.), Poesia, Programa, Performance: Projetos, processos e práticas em meios digitais, Porto: Fundação Universidade Fernando Pessoa.

2021- “Alegria para o fim do mundo” (review), Colóquio/Letras, 208, 227-230.


2021 - “Quietude e Revelação: o Alentejo, em Manuel da Fonseca”, in Carvalho, Ana Cristina e Raposo, Albertina (Org.), Alentejo(s) – Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção. Lisboa: Edições Colibri, 203-220.

2020 - 
Ensino Multimodal do Português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres, MATLIT, 8.1, 105-127.

2020 - “Silhueta negra (em contraluz): Ana Hatherly e 'A Confissão de Mariana'”, Colóquio/Letras, 203, 111-212.

2018 - “Sacrificing the Body to the Manifesto: Language, Futurism and Performance”, in Pais, Ana (Ed.),  Performance in the Public Sphere. Lisboa: Orfeu Negro, 92-113.

2018 - Mário Cesariny, performer”, Colóquio/Letras, 199, 96-107.

2018 - “The Body as Text in Ernesto de Sousa”, OIE Magazine, 80-81, 501-504.

2017 Poesia e Corpo, em Ana Hatherly”, Revista Plural Pluriel, 6, 1-16.

2017 - “O corpo ao manifesto: linguagem, futurismo e performance”, Ana Pais (Org.), Performance na Esfera Pública, Lisboa: Orfeu Negro, 35-46.

2016 - “Poesia e Arte da Performance”, Revista Colóquio/Letras, 193, 18-27.

2016 - Anos 80: Happenings poéticos na 'era do estilo'”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 110, 19-40.

2015 - “Arte da performance, poesia e pós-utopias em Portugal nos anos 80”, digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, 2, 39-51.

2014 – “Memories of the Change: the Post-Revolutionary Period and Portuguese Cinema”, Cabo dos Trabalhos, 10, 1-10. 

2013 – “Para uma Nova Estética da Poesia”, MAT-LIT, 1.2, 181-185.


2013 - “Entre o belo e o decrépito: meta-história e anos 1980 na ficção feminina”, Revista Convergência Lusíada, 30, 1-13.


2013 − “Hipermodernidade, cidade e violência em Joaquim Manuel Magalhães”, Teoria Crítica Revisitada. Braga: Editora Humus, 137-157. 


2013 – “Art and the City” (review)Revista Crítica de Ciências Sociais, 99, 205-207. 

2013 – “On Modern Poetry (review), Impossibilia - Revista Internacional de Estudios Literarios, 5, 88-91. 


2012 – “O paraíso pode esperar: a geração sem memória em Olga Gonçalves” (2012), Impossibilia – Revista Internacional de Estudios Literarios, 3, 164-182. 

2012 – “A Noite das Mulheres Cantoras (review), Portuguese Literary & Cultural Studies, 25, 199-202.

2011 – “Memória e pós-Abril na ficção de Eduarda Dionísio e Lídia Jorge”, Pensar a Literatura no Séc. XXI, Braga: ALETHEIA, 423-438.

2011 – “Mudança Social e Espaço Público em Alexandre O’Neill”, Revista Diacrítica, 25 (3), 173-200.


Conferências / Conferences:

2023 - “‘No céu não há baixo nem em cima’: do labirinto do texto e da máquina, em Salette Tavares”, II Jornada Internacional de Poesia Visual: do Corpo do Signo ao Cyber Céu, Universidade Federal Fluminense, Brasil, 27 de novembro a 2 de dezembro.

2023 - "Cada mulher, uma artista: Salette Tavares", III Encontro Internacional Lusófono, Todas as Artes | Todos os Nomes - Artes, Insurgências e Sul Global, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 21 a 23 de junho.

2023 - "Performative Poetry and Perceptual Corporeality in Salette Tavares", 14th Annual International Conference on Visual and Performing Art, Athens Institute for Education and Research, Atenas, 5 a 8 de junho.

2023 - "A Poesia Experimental Portuguesa (PO-EX) no Ensino da Língua e Literatura Maternas", Colóquio Estudos Literários e Humanidades de Língua Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 a 11 de maio.

2023 - "Brincadeiras e jogo em Salette Tavares: uma proposta didática", 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Museu e Fundação Oriente, Lisboa, 11 e 12 de abril. 

2023 - "A literatura é o lugar do mundo - aprender e ensinar o/a ser, com Adília Lopes & os outros" (Conferencista Convidada), Colóquio Internacional: Ir à Escola com a Adília, IELT - NOVA FCSH, Biblioteca Nacional, 21 e 22 de março.

2022 - "O Arquivo da Poesia Experimental Portuguesa como Ecossistema Intermedial de Ensino-Aprendizagem", I Simpósio RIUL Portugal, PNL2027, FCSH - Universidade Nova de Lisboa, Colégio Almada Negreiros, 3 e 4 de novembro.

2022 - "'O Concerto e Audição Pictórica' (1965) na história da poesia e da música em Portugal", Colóquio: ouvir de olhos abertos - música e política em Portugal no século XX, Instituto de História Contemporânea, Biblioteca da Alcântara, Lisboa, 20 de outubro.

2022 - "A performance nas vanguardas literárias em Portugal", Jornadas Poesia e Performance, Instituto de Literaturas Comparadas Margarida Losa - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 27 de setembro.

2022 - "'O corpo é um objeto inteiramente desejável: Performance, pedagogia & intervenção em Salette Tavares" (Keynote Speaker), Colóquio Salette Tavares: vocação de ser itinerante [em linha], Universidade Fernando Pessoa, 22 de julho.

2022 - “The PO.EX.net Digital Archive: Towards an Experimental and Performative Pedagogy of Language”, Electronic Literature Conference 2022: Education and Electronic Literature, Como, Itália, 30 de maio.

2022 - “Performance Experimental Poética: anotações a partir do arquivo PO-EX.net” (Conferencista Convidada), Seminário Permanente do Grupo de Investigação Performance & Cognição, ICNova, Lisboa, 21 de abril.

2021 - “Desejos perdidos: poéticas da música e da performance nos anos 80 em Portugal” (Convidada), Poéticas da Canção: 3.º Encontro de Literatura e Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Arte, Design e Tecnologia – Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 18 de novembro

2021 - “Poetic performance and erotic corporeality in Salette Tavares”, International Symposium: Eroticism, Poetic Concretism, and Visuality (1960-1970), Musée National d'Art Moderne - Centre Pompidou, Paris, 17 e 18 de setembro. 

2021 - “Um buraco no ovo: problemáticas da linguagem, em António Aragão”, Colóquio António Aragão: Os sinais são evidências que permanecem sempre apontando, Universidade Fernando Pessoa, 24 de julho.

2020 -  “Corporéité Visuelle dans ‘Baile Mecânico’ (1956), de Salette Tavares” (Convidada), Journée d’Études Corporéité et Construction du Sens dans la Poésie Visuelle, Centre de Recherche sur les Littératures et la Sociopoétique (CELIS), Laboratoire de Recherche sur le Langage (LRL), Clermont Auvergne University, France, 3rd-4th December.


2020 - Text and Visual Performance in Gabriel Rui Silva, 11th Annual International Conference on Visual and Performing Arts, Athens Institute for Education and Research, Athens, Greece, 8th-11th June. 

2019 - “Silhueta negra (em contra-luz): Ana Hatherly e a Confissão de Mariana” (Convidada), Ana Hatherly: Programabilidade e Criação (Conferência), Centro Cultural de Cascais, 29 de Junho.

2019 - C/ Torres, Rui e Ministro, Bruno, “Po-ex.net – um arquivo multimodal para a literatura experimental portuguesa” (Convidados), II Jornadas Archyvos Fora da Caixa, Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (BAD), Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa, 19 de Junho.

2019 - “The sentient hand: Ana Hatherly and the technology of the sacred”, Sentient States: Bio-mind and Techno-Nature: 21st International Conference Consciousness Reframed, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 6 a 8 de Junho.

2019 - “Performatividade expressiva nos anos 80 em Portugal”, História da Cultura em Portugal no século XX: Industrialização, massificação, mediações, Biblioteca Nacional, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 7 a 9 de fevereiro.

2018 - Romance e Arte da Performance em Gabriel Rui Silva, Performative poetry: theories and practices - comparative perspectives. Centro de Estudos Comparatistas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 29 e 30 de outubro.

2018 - “Taxonomia e Organização do Arquivo Digital da Poesia Experimental Portuguesa: uma outra forma de guar_dar”, Archives in the age of digital humanities, Universidade de Évora, 24 e 25 de outubro.

2018 - “Taxonomia e Organização do Arquivo Digital da Poesia Experimental Portuguesa: um percurso, à medida de Abílio-José Santos, Besides the Screen, Instituto Universitário da Maia, Maia, 5 e 6 de julho.

2017 - “The 'Big-Bang' History: Performance Art and Electronic Literature - A Case Study”, Electronic Literature Organization Conference 2017 - Affiliations, Communities, Translations, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 18 a 22 de julho.

2017 - “Poesia e Corpo, em Ana Hatherly” (Convidada), Ana Hatherly and the Portuguese Concrete PoetryDepartment of Spanish and Portuguese Studies, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, DOE Library, University of California – Berkeley, Estados Unidos da América, 8 de março;

2017 - Performance Art and Experimental Literature in Portugal: towards a Performative Epistemology of Language”, Text, Performance, and the Production of Historical Knowledge, Research Group Historical Theater Research, Amsterdam School of Historical Studies (ASH), University of Amsterdam, Holanda, 26, 27 e 28 de janeiro.

2016 - “The evanescent archive: performance, poetry and the body as text, II Jornades Internacionals de Poesia: poètiques, crítica i recepció, Museu d'Art Contemporani de Barcelona (MACBA), Espanha, 27 e 28 de outubro;

2016 - “Performatividade e experimentalismo: instrumentos digitais de pesquisa” (Convidada), Curadoria Digital: Estratégias e Experiências, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, 29 de junho.

2016 - “A imagem como texto: desafios para uma historiografia experimental” (Convidada), As fontes na história contemporânea:problemas metodológicos e abordagens concetuais, Instituto de História Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 8 de abril.

2015 - “An intermedial archive to an intermedial practice of language”, The End(s) of Electronic Literature Conference, Universidade de Bergen, Noruega, 6 de Agosto.

2015 - “Poesia e performance nos anos 80: mundividências de uma época”, Colóquio “Quando Foram os Anos 80?”, Museu do Design e da Moda, Lisboa, 17 de Abril.

2015 - “Homens e mulheres, arte e género”, Biblioteca Municipal de Cuba, 7 de Março.

2014 - “Transition and Cristal Memory”, Workshop Art and Politics in Luso-Hispanic Cultures”, King's College, Londres, 29 de Maio.

2014 - “Between politics and aesthetics: the case of post-revolutionary Portuguese cinema”, Université Sorbonne Nouvelle, Paris, 10 de Março.

2014 - “A problemática das fontes nas Artes da Performance e metodologias para uma história oral da performance” (Convidada), Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 17 de Janeiro.


2013 – “História oral e performance: reflexões para uma metodologia” (Convidada), Curso de Formação Avançada História Oral: Métodos, Práticas e Problemas, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 29 de Novembro.


2013  –“Performance e anos 80: ironias do corpo, contrafacções da utopia”, Colóquio Internacional O Corpo através da Imagem, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3 de Outubro.


2013 – “Anos 80 e performance(s) do corpo: desencanto e novas utopias em perspectiva”, Colóquio Act29 Literaturas e Culturas em Portugal e na América Hispânica: Novas Perspectivas em Diálogo, Fundação Calouste Gulbenkian, 12 de Abril.

2012 – “Poetry and performance art in the eighties – cultural change and a new sense of utopia”, Birkbeck College University of London – School of Arts, 11 de Dezembro.

2012 – “Anos 80 e performance: manifestações poético-políticas no Portugal pós-revolucionário”, Ciclo Estética e Política entre as Artes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 14 de Junho.

2012 – “Mulheres que partem: narrativas migrantes e violência(s) do olhar”, Congresso Internacional Feminismo y Migración: Intervención Social y Acción Política, organizado pelo Departamento de Psicologia Social, na Universidade Autónoma de Barcelona, 10 e 11 de Fevereiro.

2011 – “Poetics and Activisms in post-revolutionary Portugal”, Histories of Activisms, Research Group Histories of Activism and Society for the Study for Labour History, Bishopgate Institute, Londres, 26 de Novembro.

2011 – “Memória e Espaço Público na Escrita Diarista de Maria Gabriela Llansol – Comunicação”, II Colóquio de Doutorando/as CES Coimbra C – Novas Rotas, Outras Traje(c)tórias, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 1 de Abril.

2011 – “A Problematização da Memória na Ficção de Eduarda Dionísio e Lídia Jorge”, Colóquio Internacional de Estudos Literários Pensar a Literatura no Séc. XXI, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Braga, 1 de Outubro.



Debates e Seminários / Talks and Seminars (convidada/invited):

2023: "Parábolas de luz, em Salette Tavares", Seminários da Salvação do Mundo | Série IV, Instituto de Literatura Comparada Margarida Llosa, 4 de dezembro.

2023: Gramáticas experimentais da performance na arte portuguesa do século XX”, Ciclo de Seminários Abertos de Estética, Instituto de Filosofia – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 23 de novembro.

2022: C/ Fernando Aguiar e Feliciano Mira, Mesa Redonda: "Sociografia das Escritas Experimentais", EV|EX - Évora Experimental, 3.ª Edição, Palácio do Barrocal, Évora, 9 de julho.

2022 - C/ Rui Torres, “Histórias do Experimental (em Portugal): pessoas, experiências e lugares, Teatro do Bairro Alto, Lisboa, 31 de março.

2021 - Será a performance património?Ciclo de Aulas Abertas Online: Patrimónios Informais e Performance: Índia – Portugal – Moçambique, Mestrado em História e Patrimónios, Universidade Autónoma de Lisboa, 16 de junho.

2017 
– “100 anos da conferência futurista, 100 anos de performance arte em Portugal?” (Debate), Projecto P! - Performance na Esfera Pública, Casa Fernando Pessoa, Lisboa, 11 de abril.

2017 – C/ Rui Torres, Luís Aly, Luís Grifu e Bruno Ministro, “Arquivo Vivo é Anarquivo - Sessão n.º3” (Apresentação & Performance), Salão Brazil, Coimbra, 4 de fevereiro.

2017 – “Performance” (Programa de Rádio), Hipoglote n.º25 e n.º26, Rádio Universidade de Coimbra, janeiro.

2016 – “Ana Hatherly: linguagem e silêncio” (Mesa Redonda), Ana Hatherly: Calculadora de Improbabilidades, Festival Silêncio, Cultural Trend Lisbon, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, 1 de julho.


2016 – “Anos 80: experimentar é preciso!” (Mesa Redonda), 60-80: o Antes e o Depois - Públicos e Consumos Culturais num Tempo de Transição, Teatro Académico Gil Vicente, Centro de Documentação 25 de Abril, Coimbra, 6 de junho.


2016 – “Ana Hatherly: a performance do corpo” (Talk), Ana Hatherly (1929-2015) > Obrigatório não Ver: Exposição panorâmica, visual e literária, com obras das coleções APEFA, FCG e FLAD, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), 23 de abril.


2016 – “Apresentação da Instalação 'Mulheres que Partem'” (Talk), Festival Poesia à Mesa, Biblioteca Municipal de São João da Madeira, 11 de março.


2015 – “A Urgência da Poesia” (Talk), A Teia - V Bienal de Poesia de Silves, Casa Museu São João de Deus, São Bartolomeu de Messines, 27 de novembro.


2015 – “Arte e Género” (Talk), Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba, 8 de março.

2013 – “Mulheres que Partem” (Talk), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 30 de maio.

2011 – “Afonso Cruz: escritor ou historiador?” (Talk), Ciclo: O Prazer da Leitura, FNAC, Coimbra, 30 de abril.


2010 – “Revista Sítio #6 - Apresentação” (Talk e Performance), Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra, 27 de novembro.


2006 – “De Mãos Abertas - Apresentação de Livro” (Talk), Biblioteca Municipal José Saramago, Beja.





ORCID 
CienciaVitae